segunda-feira, março 13, 2017

Muffin salgado de bacon e espinafre

Essa receitinha é daquelas salva geladeira. Dá pra colocar tudo que tiver sobrando na geladeira nela. Eu quase sempre faço com restos mesmo, sempre tem meia abobrinha dando sopa, pimentão... Essa é mais especial e mais gostosa por motivos de: bacon. Bacon é vida. Aliás, um salve à primeira receita que efetivamente tem bacon como ingrediente no blog que se chama Viva o Bacon <3
É bem fácil de fazer e os muffins ficam bem fofinhos e gostosos.
No fundo é um omeletão de forno, mas colocada em forminhas bonitinhas fica com cara de muffin. Perfeito pra um café da manhã reforçado. 

MUFFIN DE BACON E ESPINAFRE
Ingredientes
1/2 maço de espinafre
100g de bacon cortado em cubos pequenos
1 cebola pequena cortada em cubos
100g de queijo mussarela ralado
200g de creme de leite (uma caixinha)
3 ovos
Temperos à gosto: sal, pimenta, alho em pó
Instruções
1. Separe as folhas do espinafre e jogue em uma frigideira quente com um pouco de água (bem pouquinho mesmo, tipo 1/4 de xícara. Deixe cozinhar até que as folhas fiquem bem escuras e a água seque. Reserve.
2. Na mesma frigideira, coloque o bacon e deixe cozinhar um pouquinho. Depois, adicione a cebola e refogue até dourar.
3. Lave bem as mãos e amasse o espinafre (frio) com elas até que pare de escorrer água. Ele deve ficar bem sequinho. Corte o espinafre em pedaços menores.
4. Em uma tigela, coloque o creme de leite e os ovos e bata bem com um garfo até ficar homogêneo. Adicione a mistura de bacon e cebola, o espinafre e o queijo. Tempere.
5. Com uma concha, coloque a mistura em forminhas de papel (pelotines) em uma forma de cupcakes/muffins. Encha bem as forminhas porque o muffin não cresce. Ele dá uma inflada no forno, mas desce assim que tira.
6. Asse em forno pré-aquecido à 180º por 30 minutos ou até dourar bem.
Notas
Rende 6 muffins.
A base da receita é os ovos, o creme de leite e o queijo. De resto é só adicionar o que quiser.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo