terça-feira, março 28, 2017

Arroz de couve-flor de forno

Sabe aquela receita de vó bem gostosa que a gente chama de arroz de forno? Todo mundo já fez alguma vez na vida com aquela sobra de arroz na geladeira. Eu fui lá e distorci a receita de sua avó para fazer uma versão sem carboidratos :)
É praticamente a mesma coisa que vai num arroz de forno comum. A diferença é que não é feita com arroz de verdade, e sim com o famigerado arroz de couve-flor.
Eu andei comendo uma carne que me fez meio mal e estou com um pouco de asco de carne. Isso que significa que não está sendo fácil manter a dieta. Consigo comer frango, mas confesso que não sou a maior fã de frango. Mas daí eu descobri que existe Atkins para veganos, então quem sou eu pra dizer que é impossível não comer carboidratos e carne vermelha junto? Estou tentando me adaptar na medida do possível até que o mal-estar passe.

Confesso que quando comecei a cozinhar esse prato não sabia muito bem que direção ia tomar. O plano inicial era fazer algo equivalente a cuscuz (com certeza vou adaptar e tentar fazer em outro momento cuscuz de couve-flor), mas sabe quando tu vai vendo que as coisas na geladeira estão tudo pela metade? Daí achei um cream cheese pela metade, uma nata pela metade, uns pedaços de queijo cortados que tinham sobrado de outra receita... E achei que ia ser uma boa idéia misturar tudo. Então essa é uma receita salva geladeira. Tem uma categoria aqui no blog que eu chamei de restos. Eu acho muito importante aprender a cozinhar com o que já tem em casa. Às vezes a gente quer fazer uma receita específica e vai no supermercado pra comprar coisas especialmente pra isso. Isso é ok, mas no dia-a-dia não cola pra mim. Então essa categoria é uma tentativa de ajudar o pessoal que não tem esse costume de cozinhar tanto e não sabe muito bem o que fazer com as coisas que estão sobrando e podem estragar. Espero que ajude alguém :)
Essa receita vai bacon porque bacon é meu pastor e nada me faltará. Eu não enquadro bacon na categoria carne, eu enquadro na categoria DEUS. Sim, eu estou conseguindo comer bacon mas outros tipos de carne não. 

ARROZ DE COUVE-FLOR DE FORNO
Ingredientes
1 couve-flor cortada em pedaços pequenos
2 xíc. de água fervente
100g de bacon picado em cubinhos
2 cebolas grandes cortadas em cubinhos
3 dentes de alho picado
1 pimenta dedo-de-moça
100g de queijo mussarela ralado ou cortado em quadradinhos
100g de cream cheese
100g de creme de leite
50g de queijo parmesão ralado
Temperos à gosto: sal, pimenta, cebolinha, alho em pó
Instruções
1. Em um processador ou liquidificador, bata a couve-flor na função PULSAR até ficar tudo em pedaços pequenos, com uma textura similar à arroz. É muito importante usar a função pulsar, pois se você bater normal vai virar um purê.
2. Em uma frigideira ou panela grande, frite o bacon durante alguns minutos até que doure. Adicione a cebola, o alho e a pimenta dedo-de-moça e refogue por mais alguns minutos. Reserve em uma tigela.
3. Na mesma frigideira ou panela, adicione a couve-flor e a água fervente. Mexa bem e deixe cozinhando em fogo alto por 10 minutos ou até que toda a água evapore. Tempere.
4. Adicione a couve-flor cozida à mistura de bacon, cebola, alho e pimenta.
5. Misture o cream cheese, o queijo mussarela e o creme de leite.
6. Disponha em uma travessa que vai ao forno e cubra com parmesão ralado.
7. Asse em forno pré-aquecido a 180º por 10 minutos e depois aumente o forno para 200º e ligue o grill por mais 10 minutos ou até ficar bem dourado.
Notas
Serve 3 pessoas.
Se você não tiver um processador ou liquidificador com a função pulsar, pode ralar a couve-flor no ralo grosso.

Um comentário:

Arquivo