sexta-feira, fevereiro 17, 2017

Tartare de salmão

Uma das coisas que mais sinto falta de comer desde que comecei a fazer Atkins é o sushi. Nada pior do que entrar num restaurante japonês e pedir uma porção de sashimi sem graça. Esse tartare de salmão mata a vontade de sushi e é uma delícia. 
A cebola roxa deixa o tartare crocante e, como é servido gelado, é um prato bem refrescante.
Sim, o peixe é cru e eu não vejo problema nenhum nisso. Ache uma peixaria boa e de confiança, pega na mão da deusa e vai.
Essa receita foi descaradamente surrupiada do blog da minha mãe, que é uma cozinheira de mão cheia e também compartilha receitas. É uma versão mais simples do shot de tartare de salmão.
Servido assim, em copos, fica com mais cara de entrada, mas também pode ser um prato principal, acompanhado daquele clássico saladão de folhas verdes.

TARTARE DE SALMÃO

Ingredientes                              
500g de salmão
2 col. de sopa de azeite de oliva
3 col. de sopa de cebolinha picada
1 cebola roxa grande finamente picada
Suco de 2 limões + raspas de 1
2 col. de sopa molho de soja
5 col. de sopa de nata ou creme de leite fresco
Temperos à gosto: sal, pimenta, alho em pó (opcional)
Instruções
1. Comece limpando o salmão, tirando o espinho, a pele e todas as partes escuras. Como o peixe é servido cru, é bom que tenha um bom aspecto.
2. Corte o salmão em cubos pequenos.
3. Em uma tigela, misture o salmão, o azeite de oliva, a cebolinha picada (separe um pouco para decorar), a cebola, as rapas de 1 limão, os temperos, o molho de soja e 1 col. de sopa de nata ou creme de leite fresco.
4. Com um fouet, bata o que sobrou da nata ou creme de leite fresco com um pouquinho de sal até ficar cremoso, quase em ponto de chantilly. Adicione o suco de 1 limão e misture com uma colher.
5. Sirva o salmão em copos, cubra com o creme e jogue cebolinha por cima. Deve ser servido gelado.
Notas
Serve 4 pessoas.
Se você não sabe limpar peixe, compre filé de salmão ao invés do peixe inteiro. Aí é só puxar a pele com cuidado. Ou compre salmão pronto para sashimi, mas é mais caro.
Receita adaptada do blog Lilica Gourmet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo