sexta-feira, fevereiro 24, 2017

Porpetas ao molho parmesão

Eu amo almôndegas e foi uma das primeiras coisas que aprendi a cozinhar. Quando pequena adorava ajudar minha mãe na cozinha e meu trabalho preferido era enrolar almôndegas.
O que eu acho estranho é que a maioria das receitas de almôndega vai algum tipo de farinha. O povo ama colocar farinha onde não precisa. Se você usar uma carne com gordura suficiente, não tem a menor necessidade de agregar carboidratos. Por isso é bom usar carne moída de segunda para essa receita, pois é mais gordurosa e dá a liga sozinha. Não precisa nem de ovo.
Mas o que é uma almôndega sem molho, né? Eu tenho um pouco de dificuldade de encontrar molho de tomate sem açúcar por aqui e não tinha nenhum caseiro pronto, então decidi fazer um molho de parmesão. Na minha casa nunca falta parmesão e, se você faz dieta low carb, sugiro que na sua também.
Combinou muito e ficou delicioso. Dá pra comer assim, puro. Dá pra fazer um macarrão de abobrinha e misturar. Mas o que eu estava com desejo mesmo era um sanduíche. Meu sanduíche favorito é sanduíche de almôndegas. Aí fiz uma porção do pão nuvem para acompanhar.
E nossa, gente. Ficou delicioso. Nota 10. Topzera. Meu fechamento é sanduíche de almôndega com pão nuvem.

ALMÔNDEGAS AO MOLHO PARMESÃO


Ingredientes                              
Para as almôndegas:
500g de carne moída de segunda
1 cebola roxa cortada em cubos pequenos
1 dente de alho picado
Temperos à gosto: sal, pimenta, páprica, cominho

Para o molho:
1/2 xícara de nata ou creme de leite fresco
1/2 xícara de parmesão ralado
Temperos à gosto: pimenta, noz-moscada, alho em pó, cebolinha
Instruções
Para as almôndegas:
1. Refogue a cebola em óleo quente até dourar, coloque o alho e refogue mais um pouco. Desligue, passe para um recipiente grande e deixe esfriar.
2. Quando frio, adicione a carne e os temperos e vá mexendo até misturar tudo.
3. Formate com as mãos em bolinhas pequenas e leve à geladeira por 15 minutos.
4. Asse em forno pré-aquecido à 200º por 25 minutos ou até dourar OU frite em imersão em óleo bem quente até dourar OU coloque na Air Fryer por 7 minutos a 200º.
Para o molho:
1. Enquanto as almôndegas cozinham, faça o molho.
2. Em uma panela ou frigideira alta, despeje a nata ou creme de leite fresco e esquente até começar a borbulhar.
3. Adicione os temperos, mexa bem e retire do fogo. Não use sal pois o parmesão já é salgado o suficiente.
4. Adicione o queijo parmesão ralado e mexa bem até virar um creme espesso.
5. Jogue cebolinha por cima.
6. Adicione as porpetas ao molho e sirva.
Notas
Rende 25 almôndegas pequenas.
Eu fiz na Air Fryer.
Receita do pão nuvem.

3 comentários:

  1. Parabens filha. Lindo blog. Bela receita. Paulo Hendges

    ResponderExcluir
  2. Fiquei tentanda a experimentar a receita desse molho parmesão, será que vai bem com macarrão? Se substituir pelo molho de tomate?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deve ficar uma delícia! Eu colocaria mais creme de leite pra ficar um pouco mais líquido!

      Excluir

Arquivo