terça-feira, fevereiro 28, 2017

Poke havaiano low carb

Sabe quando tu vê tanto uma coisa que fica meio obcecado por ela? Eu estava assim com o tal do Poke. Poke é o novo sushi, vocês já ouviram falar? Tenho visto por tudo. Vai arroz, peixe cru e é servido numa tigela. É um prato típico havaiano que também é meio japonês e peruano.
Eu só via milhões de fotos lindas por aí e queria muito comer. Mas né, a bonita aqui não come arroz então teve que fazer em casa. Eu acredito que tudo que tem carboidrato dá pra fazer uma versão sem. E que a maioria das coisas que tem carboidrato não precisava ter. Tipo engrossar molho com farinha. PRA QUÊ GENTE? :~
Enfim, inventei uma versão sem carboidratos...
E FICOU ESSA COISA LINDA E DELICIOSA. Bom demais. Comeria isso todos os dias se o quilo do salmão não custasse um milhão de dólares.
A única coisa importante aqui é que você tem que usar um peixe fresco. O salmão congelado é muito aguado e não é o ideal para comer cru. O peixe é cru, sim, e não tem problema nenhum nisso. Compre em uma peixaria de confiança e tá tudo certo. Em Porto Alegre, eu compro sempre na Japesca e recomendo de olhos fechados.
Substituí o arroz comum pelo famigerado arroz de couve-flor.  É só separar as flores da couve-flor e pulsar no processador, depois cozinhar com um pouco de água fervente até perder o gosto forte. Eu já recebi muitos olhos tortos quando disse que comia ~arroz de couve-flor~, mas eu juro que, quando bem feito, é uma delícia e quebra um galhão.
Esse talvez tenha sido o prato mais lindo e gostoso que já fiz. 
Pesquisando sobre Poke descobri que um tempero bem clássico é o Furikake, um tempero japonês que é uma mistura de nori (aquela alga que enrola o sushi) e sementes de gergelim. É o tipo de coisa que você só encontra em lojas de produto japonês e que custa caro. Optei por fazer o meu próprio e ficou ótimo. É completamente opcional e, se você não encontra fácil esse tipo de coisa, pode deixar de lado. Eu sou dedicada e fui ao Mercado Público comprar coisinhas extras, mas dá pra fazer uma versão simplificada com coisas mais fáceis de encontrar.

POKE HAVAIANO COM ARROZ DE COUVE-FLOR
Ingredientes
Para o arroz de couve-flor:
1/2 couve-flor cortada em pedaços pequenos
2 xícaras de água fervente
Temperos à gosto: sal, pimenta
Para o tempero Furikake:
1 col. de sopa de semente de gergelim
1 fatia de alga nori picada em quadrados pequenos
1 col. de chá de óleo de gergelim
1 pitada de flor de sal
Para o Poke:
400g de filé de salmão limpo e fresco
1 cebola roxa média cortada em cubos pequenos
1 pimenta dedo de moça picada
1 col. de sopa de gengibre ralado ou em pó
1 col. de sopa de óleo de gergelim
2 col. de sopa de molho de soja
1 abacate pequeno (avocado)
Cebolinha cortada na transversal para decorar
Instruções
Para o arroz:
1. Em um processador ou liquidificador, bata a couve-flor na função PULSAR até ficar tudo em pedaços pequenos, com uma textura similar à arroz. É muito importante usar a função pulsar, pois se você bater normal vai virar um purê.
2. Coloque a couve-flor em uma panela e jogue água fervente por cima. Tempere.
3. Cozinhe em fogo baixo, mexendo de vez em quando, por 10 minutos ou até a água secar.
Tempero Furikake:
1. Em uma frigideira anti-aderente, coloque as sementes de gergelim e vá mexendo até que fiquem mais escuras e comecem a "pular", igual pipoca.
2. Misture as sementes, a alga nori, o óleo de gergelim e a flor de sal.
Para o Poke:
1. Corte o salmão em cubos pequenos e misture com a cebola, a pimenta, o gengibre, o óleo de gergelim e o molho de soja. Coloque na geladeira.
2. Faça um corte vertical no avocado. Mexa ele levemente como se fosse um triturador. Abra ele e dê uma facada firme no caroço. Deve sair com a faca. Passe uma colher bem de leve entre a fruta e a casca, por toda a extensão. Deve sair inteiro. Corte fatias bem finas, com uma faca afiada e, com cuidado, molde um semi-círculo.
Para montar:
1. Em uma tigela, coloque duas colheradas bem grandes do arroz de couve-flor. Empurre para a lateral da tigela, deixando o outro lado livre. Preencha o outro lado com a mistura de salmão. Jogue por cima de tudo o tempero Furikake e a cebolinha.
2. Finalize com o abacate por cima do arroz e algumas tiras de alga.
Notas
Rende 2 tigelas grandes.
Se você não tiver um processador ou liquidificador com a função pulsar, pode ralar a couve-flor no ralo grosso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo