quarta-feira, fevereiro 22, 2017

Pão nuvem

O pão nuvem ou cloud bread é uma receita low carb que andou fazendo muito sucesso por aí. É um "pão" completamente sem carboidratos, feito basicamente com ovos. Confesso que desconfiei bastante dessa receita quando vi a primeira vez, é o tipo de coisa que tu pensa 'AH TÁ QUE ISSO VAI DAR CERTO'.
Mas dá. É um pão? Não é um pão. Não tem nada a ver com pão. Nada se compara a um pão. Quebra um galho? Quebra.
Depois que fiz a primeira vez e vi que funcionava comecei a fazer sempre. O pãozinho é bem leve e tem uma textura bem gostosa. Dá até pra fazer sanduíche:
O pão nuvem não é difícil de fazer, mas tem muitos detalhezinhos. Achei que era uma boa ideia fazer um passo a passo. A receita inteira está no fim desse post:
Comece peneirando as gemas para retirar a "pele". Se você não fizer isso o pão vai ficar com muito gosto de ovo e parecendo um omelete seco. Em teoria, você deve deixar a gema escorrer sozinha. Demora um tempão. Na prática, eu vou amassando com uma colher até que pare de escorrer.
Com um fouet, bata as gemas peneiradas com o cream cheese até ficar um creme bem liso. Nesse creme você pode adicionar ingredientes e temperos da sua escolha. Eu coloquei salsinhas porque achei que ia dar um efeito legal na aparência do pão, mas passou despercebido.
Depois é hora de malhar o braço e bater as claras com o bicarbonato de sódio em ponto de neve em outro recipiente. Ou evite a fadiga e use a batedeira. A clara tem que formar picos duros, exatamente como na foto. Quando você bate o fouet/batedeira tem que ficar bem marcado. Esse pão é basicamente um merengue sem açúcar.
E aí você mistura as gemas com a clara com todo o cuidado do mundo. O ideal é usar uma espátula de plástico e começar misturando pelas laterais, puxando pra baixo e pro meio. É feito desse jeito para manter as bolhas de ar que se formaram nas claras quando você bateu ela em neve. No forno, as bolhas de ar expandem e fazem o pão crescer. Faça isso até que o creme inteiro esteja amarelo.
Pra quem já fez macarons, é um processo similar à macaronage (chique.).
Deposite o creme com ajuda de duas colheres em uma forma untada. Eu usei mais ou menos duas colheres bem cheias para cada pãozinho. Vá 'moldando' o pão com a colher até que fique em um formato circular. 
Unte a forma desse jeito: passe óleo na forma, coloque o papel manteiga por cima e passe óleo de novo por cima do papel manteiga. O pão dá uma grudada do mesmo jeito, mas ajuda bastante se fizer dessa maneira.
Leve ao forno pré-aquecido a 170º e deixe até dourar.
Se seu forno for pequeno e não couber duas formas ao mesmo tempo, deixe a segunda fornada na geladeira até colocar de novo.
Ele sai assim do forno, bem alto e fofinho. Depois que esfria, o ar sobe e ele diminui de altura. Espere esfriar bem e, com a ajuda de uma espátula, vá retirando o pão com cuidado para não rasgar. Ele é bem mole e frágil.
Essa receita rende 8 pãezinhos grandes.

PÃO NUVEM OU CLOUD BREAD

Ingredientes                              
3 ovos
2 col. de sopa de cream cheese
1 pitada de bicarbonato de sódio
Temperos à gosto: sal, pimenta, alho em pó, salsinha
Instruções
1. Separe as gemas das claras e peneire as gemas para retirar a pele do ovo.
2. Com um fouet, bata as gemas com o cream cheese até ficar um creme liso. Tempere.
3. Em outro recipiente, bata as claras até ficarem em ponto firme ou de neve.
4. Misture delicadamente o creme de gemas com a clara em neve.
5. Com auxílio de duas colheres, disponha a massa em uma forma untada em formatos circulares.
6. Asse em forno pré-aquecido a 170º durante 15 minutos ou até dourar.
7. Sirva.
Notas
Rende 8 porções.
Você pode substituir o cream cheese por outro creme de queijo, tipo de ricota ou cottage.

2 comentários:

  1. fiquei com vontade horrores de testar isso, porque sou viciada em pão e em nuvens? sim, fiquei. irei? provavelmente, assim que criar coragem (o negócio é criar a coragem)

    fiquei curiosa mesmo foi sobre o gosto dele!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha cria coragem que vale a pena <3 o gosto é uma mistura de pão de queijo (mas bem fraco) com textura de pão levinho. Não sei explicar :~~

      Excluir

Arquivo